Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ALCAINS  ( 26-01-78)


1 Kg de fígado de porco; 400g de véu de porco (aproxim.); 2,5 dl de sangue (líquido); 2,5 dl de vinho branco; 4 laranjas; 1 folha de louro; sal e pimenta.

Corte o véu de porco em bocadinhos e leve ao lume brando para derreter e fazer torresmos. Se começar a queimar, salpique de vez em quando com um pouco de água fria. Na falta do véu de porco pode utilizar toucinho de barriga, que é vulgarmente designado por soventre. Logo que os torresmos estejam louros, retire-os da gordura e ponha-os em sítio frio para enrijar.
Corte o fígado em quadrados com cerca de 5 cm e introduza-os na frigideira, onde se encontra a gordura produzida pela fusão do véu de porco. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozer com o lume brando.
Quando o fígado estiver quase cozido, regue-o com o vinho branco e o sumo de 2 laranjas. Junte o louro.
Abafe o laburdo, tapando a frigideira. Depois de ferver um pouco adicione o sangue líquido ao qual juntou o sumo de uma laranja. Deixe cozer cerca de 5 minutos mais. Retire do lume e junte metade da porção dos torresmos, os restantes comem-se com pão e acompanham-se com café á boa maneira Beirã.
Cubra o fundo de um prato com fatias de pão frito, deite o laburdo por cima e enfeite com rodelas de laranja e se quiser, os restantes torresmos. Neste caso, frite um pouco mais de véu de porco, para não deixar de provar o pitéu que é um torresmo com pão de segunda acompanhado com café, mesmo do mau.

O laburdo acompanha-se com batatas cozidas.

 

MLM

Tagged Under