Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nota – Este Leitão deve ser dos criados aqui na Beira Baixa, pois os do Alentejo, são muito gordos.

Na véspera mata-se o leitão, aproveita-se o sangue. Depois abre-se o leitão e aproveitam-se os miúdos. Mete-se o leitão em água e sal de maneira a ficar bem coberto. Ao outro dia enxuga-se bem o leitão.
Recheio: Pica-se uma cebola, alho e põe-se a refogar em lume brando com azeite ao qual se junta um pouco de manteiga e pimenta ao gosto.
Cortam-se os miúdos e o sangue (cozido da véspera) e juntam-se ao refogado. Quando o refogado está pronto batem-se 3 a 4 ovos que se juntam ao recheio,  deixa-se ferver um pouco e tira-se do lume.
Com este recheio enche-se a barriga do leitão e coze-se com um fio. Entretanto arranja-se uma massa gorda de porco, passa-se pela máquina, junta-se um pouco de pimento, pimenta, sal e piri - piri suficiente de maneira a ficar picante, um pouco de azeite, um pouco de bom vinagre e alho picado. Mistura-se tudo isto muito bem e depois barra-se todo o leitão e a massa que cresce deixa-se ficar.
Numa travessa de barro vidrado põe-se um pouco de vinho branco, um dente ou dois de alho, pimenta e um pouco de azeite e sal. Mete-se o leitão e com este molho vai ao forno. Enquanto coze vai-se regando com este molho e com o restante que ficou da massa de gordura, isto até estar completamente assado.
Depois de o leitão estar assado, tira-se do forno e enquanto quente abre-se um limão que se espreme por cima de todo o leitão.
Nota: Este leitão é delicioso comido frio depois de passar algumas horas no frigorífico.
Sugestão do outro recheio:  Pimento – Colorau
Por massa gorda entendam-se as gorduras macias e moldáveis da barriga do porco, não é toucinho é o véu.

 

MLM

 

Tagged Under