Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Salvaterra do Extremo)


Para 5 a 6 Pessoas
750g de fígado de porco; 500g de toucinho da barriga (barrigada); 1,5 dl de azeite; 2 cebolas médias; 6 dentes de alho; 1 colher de chá de colorau doce; 2 Kg de batatinhas; sal grosso

Cozem-se as batatas com a pele.
Corta-se o fígado em cubos com 1,5 cm de lado. Corta-se a barrigada em tiras com 3 cm de espessura (esta barrigada é retirada da barriga com as tetas). Pisam-se os dentes de alho com sal e tempera-se o fígado com esta papa. Deixa-se ficar assim durante algum tempo.
Em seguida, deita-se o azeite numa frigideira alta em ferro e deixa-se aquecer. Introduz-se aí a barrigada e sem deixar estorricar, frita-se, retirando para um tacho de barro as tirinhas à medida que vão fritando. Entretanto cortam-se as cebolas em gomos finos. Deitam-se com o colorau na gordura onde se fritou a barrigada. Logo que a cebola estiver mole, introduz-se o fígado e deixa-se fritar sem ser demasia (para não endurecer). Deita-se o conteúdo da frigideira no tacho de barro onde está a barrigada frita. Introduzem-se igualmente no tacho as batatas que entretanto se pelaram e cortaram ao meio. Salpica-se com água quente para fazer um pouco de molho e deixa-se apurar em lume brando.
Serve-se no próprio tacho em que foi cozinhado.
Nota da informante:  Em Proença-a-Nova em vez de água, salpicam o cozinhado com sumo de laranja para obter mais molho.

Tagged Under