Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(22-12-77)


Para cerca de 1 quilo (1.250) de farinha de trigo
30g de fermento de padeiro
2 Laranjas
10 Ovos
1,5 dl de azeite
1 dl de aguardente bagaceira
1 Colher de sopa de sal grosso

Peneire a farinha, aqueça ligeiramente o azeite e junte os ovos um a um batendo entre cada adição. Junto ainda o sumo das laranjas e a aguardente. Misture bem.
À parte dissolva o fermento num pouco de água morna (ou leite) juntamente com o sal grosso. Misture este preparado com o anterior e batendo à mão adicione a farinha a pouco e pouco. Amasse até obter um rolo de massa macia à volta das mãos. Deixe a massa levedar (fintar) de um dia para o outro envolvendo o alguidar num cobertor ou então durante 3 a 4 horas colocando o alguidar num sítio aquecido depois de embrulhado num cobertor.
Na altura de fritar as filhós, tire bocadinhos de massa que esticará com os dedos ou moldará no joelho coberto com um pano branco. Pode ainda estender as filhós com o rolo ligeiramente untado com azeite e cortá-las com a carretilha. Estas filhós podem ser cortadas em quadrado mas a forma mais característica é a de um joelho ou a de um pires virado ao contrário.
Frite as filhós em óleo bem quente à medida que as vai tendendo, virando-as com a ajuda de um garfo comprido que também servirá para dentro do óleo orientar a forma definitiva da filhó. Polvilhe com açúcar e canela mas depois de frias, sirva-as passadas por uma calda de açúcar.

 

Tagged Under