Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

NATALINA MARIA FREIXO
LISBOA

1 Kg de farinha
12 Ovos
1 dl. de azeite
1 / 2 dl. de aguardente
20 grs de sal
20 grs de fermento de padeiro

Coloca-se a farinha num alguidar e faz-se uma cova no centro.
 Aquece-se uma pouca de água e amornam-se os ovos, partem-se um por um para uma tigela e batem-se com a mão até ligarem. Junta-se-lhes o azeite morno, o sal e o fermento que se desfez numa pequena porção de água morna, a aguardente e há também quem lhe deite sumo de uma laranja.  Junta-se parte da farinha, mistura-se e deita-se sobre a mesa batendo tudo muito bem.  Durante cerca de uma hora. Polvilham-se as mãos  com farinha de vez em quando para a massa  se ir ligando mais depressa. Sabe-se que a massa está pronta quando ao ser  tendida,  esticar e nunca partir. Repousa durante 2 / 3 horas polvilha-se de farinha e embrulha-se num pano de linho e cobre-se com um cobertor. Deve ser colocada em lugar quente para levedar e crescer..

Passando o tempo de repouso, tendem-se num joelho,  que se cobriu com um pano de linho; dá-se uma forma arredondada mas irregular, nunca muito fina.

Fritam-se numa sertã cheia de azeite, a meio da fritura com um garfo franzem-se a dar-lhe a dar-lhe forma de rosa. São polvilhadas com canela e açúcar. Para estender e fritar a massa são necessárias duas pessoas.

Nota: Tem-se uma tigela com azeite, onde se molham os dedos, tira-se um bocadinho de massa , molda-se numa bolinha e depois é que se esticam no joelho.

 

MLM

Tagged Under