Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA FERNANDA REGO SEABRA MONTEIRO
MATOSINHOS

Receita para cinco pessoas:

20 Sardinhas de tamanho médio
1 Cebola grande
1 Ramo de salsa
5 Dentes de alho
1 Folha de louro
Sal e pimenta
Massa de tomate e azeite q.b.

Depois de tirar as tripas e as cabeças às sardinhas, tiram-se-lhes a espinha, tal como se fossem para filetes, deixando aproximadamente 1 cm de espinha junto ao rabo. Depois de bem lavadas enrolam-se uma por uma no sentido do comprimento, começando pelo lombo da sardinha até à extremidade do rabo e com o bocadinho da espinha que ficou agarrada espeta-se na sardinha para que não se desfaça o rolo.
Parece confuso mas na realidade não é, pois a espinha assim espetada evita o palito e obriga o rabo da sardinha a ficar de pé o que lhe dá muita graça.
Corta-se a cebola às rodas para dentro dum tacho e dispõem-se as sardinhas assim preparadas de maneira que não fiquem umas por cima das outras e tendo o cuidado de deixar os rabos voltados para cima.
Depois regam-se com bom azeite, deitam-se o resto dos ingredientes e duas colheres das de sopa de água. Tapam-se e deixam-se estufar durante 15 minutos.

Depois de tudo pronto colocam-se as sardinhas numa travessa dispostas em duas filas e guarnecidas à volta com montinhos de puré, não esquecendo de as regar com o molho.

Esta receita além de muito boa é de um efeito maravilhoso pois as sardinhas assim preparadas não se desfazem e ficam muito boas.

MLM

 

Acessos: 1750
Tagged Under