Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA HELENA QUINTA
BARCELOS

As proporções são em relação à quantidade que se quer fazer, em todo o caso eu vou pôr umas que me parecem certas para ficarem bem. Põe-se ao lume uma panela com 5 litros de água. Dentro a cozer põe-se uma galinha, meio quilo de carne de cozer que se possa esfiar, aqui costumam por uma parte do boi que se chama “lerca” um quarto de kilo de costelas de porco, o ossos d’assuã, 1 salpicão, um quarto de quilo de carne de porco da barriga. Tudo isto ferve uma ou 3/ 4 horas e por fim quando as carnes estão bem cozidas tiram-se e deitam-se dentro da panela os milhos a cozer, talvez 1/ 4 de quilo, depois de peneirados.
Tira-se então o peito da galinha e esfia-se à mão assim como a carne de cozer. Tira-se também a carne de porco dos ossos e junta-se tudo na panel
Perto da hora de ir para a mesa depois dos milhos bem cozidos junta-se-lhes uma colher de sopa de sangue de porco que lhe dá uma cor vermelho escuro. Tempera-se de mais algum sal, cominhos, um pouco de pimenta e há quem ponha limão. Eu costumo por uma rodela em cada terrina, que serve na mesa.

 

MLM

Acessos: 1510
Tagged Under