Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA ADILIA DA COSTA LEITE
FOZ- DO -DOURO

500 g de açúcar
100 g de amêndoas
1 Chávena de doce de chila
20 Gemas


Ponde 1/ 2 quilo de açúcar em ponto de espadana e deitai-lhe dentro 100 g de amêndoas muito bem pisadas e dai-lhe uma fervura e juntai-lhe uma chávena de doce de chila.

Ferve tudo cerca de 10 minutos. Tira-se o tacho do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Deve ter-se bem batidas e desfeitas 20 gemas de ovos que não levem sinais de claras. Deitam-se ao tacho e vai ao lume brando mexendo sempre para cozer os ovos. Deve ficar uma massa bastante espessa, vendo-se bem o fundo do tacho. Devem estar as taças de barro prontas polvilhadas com farinha triga e vai-se-lhe deitando a massa com uma colher de pau até se ter um bolo da altura que se quer (4 a 5 cm é regular) e vai ao forno.

Para ver se está cozido experimenta-se com um palito; saindo enxuto está pronto. Depois de tirado das taças peneira-se com farinha misturada com açúcar até ficar bem branquinho e enfeita-se a gosto.

Como hoje não há as taças de barro costumo substituí-las por uma formas de queques, baixinhas que não tenha mais der 5 cm de altura e quando não há o doce de cabaço (chila) também pode substituir-se por 100 g de doce de cidra ou cidrão ralado, mas não é tão bom.

* Bolos pequenos, mas a receita é muito boa.

Acessos: 2888
Tagged Under