Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

RIBEIRA DE PENA – REGIÃO DE BASTO

Para 6 pessoas:
1 Kg de batatas; 250 g de couve-galega cortada em caldo-verde; um courato de presunto com um pouco de gordura; 1 pedaço de linguiça (chouriço de carne); 2 colheres de sopa de azeite e mais  6 colheres; 1 ramo de hortelã.

Descascam-se as batatas e introduzem-se numa panela com água fria 2 colheres de azeite e o courato de presunto. Quando as batatas estiverem bem cozidas passam-se pelo passe-vite e leva-se este puré ao lume a ferver juntamente com a linguiça.
Reduz-se o lume e adicionam-se as couves muito bem lavadas em várias águas, escaldadas e espremidas. Quando se introduzirem as couves, o caldo deverá ferver muito suavemente e apenas dum lado da panela para evitar “cavalear” o caldo verde, evitando que as couves vão ao fundo ficando a sopa sem viço. Aromatiza-se o caldo verde com 1 ramo de hortelã e serve-se em tigelas deitando em cada uma 1 colher de azeite e 1 rodela de linguiça. Acompanha-se com pão de milho.

Caldo verde de feijão: Procede-se como para a receita anterior, substituindo a batata por 400 g de feijão. O feijão mais usado na região de basto é um feijão amarelo que se cultiva entre o milho.

MLM

Tagged Under