Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

AMÁLIA CELESTE ANDRADE MONTEIRO
ROMEU (LINHA DE TAU)

(PARA 8 PESSOAS)

200g de presunto – 500g de galinha – 400g de vitela – 250g de salpicão – 200g de cebolas – 2 dl. de azeite com não mais de 0,4 de acidez – 300g de pontas de espargos  verdes (bravos) – ou 400g de túberas partidas às rodelas – 400g de pão – 2 gemas de ovos.
Deita-se num tacho a azeite e a cebola e vai ao lume a refogar, não deixando escurecer muito. Junta-se-lhe água e sal para fazer a calda, onde se vão deitar as carnes aos bocados não grandes e o salpicão às rodelas (o salpicão deve ser deitado mais tarde), indo depois ao lume bastante tempo (60 a 90 minutos) para apurar.
Meia hora antes de servir, se for para os espargos, ou uma hora se for para as túberas, junta-se-lhe uma coisa ou outra, quando se verifique que já estão cozidos (as túberas ficam sempre duras), deixa-se arrefecer um pouco para se lhe deitarem as 2 gemas de ovo sem se correr o risco de ficarem cozidas.
Numa terrina, numa assadeira, ou num pyrex, põe-se a primeira camada de fatias de pão a cobrir o fundo (o pão de farinha triga caseira que se vende em Mirandela, dá um gosto especial a este prato. Com uma espumadeira tiram-se do tacho parte das carnes e dos espargos ou túberas e distribui-se sobre este pão. Depois mais pão, depois mais carnes até não haver mais. A última camada deve ser de pão. Rega-se depois tudo isto com a calda até que o pão fique bem encharcado de cima abaixo.
Para terminar, um bocadinho de azeite a ferver sobre o pão, para fazer com que ele fique bem dourado ao ir ao forno antes de servir.
Garanto ser um prato de categoria.

MLM

Tagged Under