Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

PERÚ ASSADO NO FORNO

Depois de morto o peru e completamente limpo, cortam-se-lhe as asas, as patas e metem-se estas dentro da barriga.
Põe-se num tacho coberto de água e com 1 quilo de sal e umas rodelas de limão e fica assim de um dia para o outro. No dia seguinte, prepara-se da seguinte forma:

Escorre-se da água e limpa-se a um pano, de forma que fique completamente enxuto. Passa-se a mão pelo sal e em seguida pelo peru.
Recheia-se o papo com o seguinte recheio: parte-se pão (trigo de 4 cantos) aos bocados e envolve-se com ovos (inteiros). Partem-se pequenos bocados de presunto (entremeado) que se juntam ao pão e uma colher de sopa de banha que pode ser substituída por manteiga distribuída por este em bocadinhos. Enche-se o peito carregando, por forma a que este fique muito cheio e coze-se por fim 2 horas no forno.
Cebola, azeite, prepara-se a calda para 1 quilo de arroz onde cozeram as patas, asas, pescoço e miúdos do peru, ou então aproveita-se para a calda a água onde tudo cozeu. Junta-se o arroz que ferve por uns minutos. A seguir deita-se este num tacho não muito alto e por cima põe-se numa grelha onde vai o peru a assar. Claro que nos fornos modernos, não é possível agora assá-los assim, visto não terem altura suficiente para levar o arroz e o peru.
Num forno de fogão de lenha, deve levar a cozer uma hora e meia e num forno a gás, umas duas horas. Se o peru for assado demais, fica muito seco.
Era tradição o peru vir inteiro para a mesa e ali ser trinchado. O recheio do papo, partido em fatias, serve de acompanhamento.
Nunca o peru deve ser picado, para que a sua carne fique suculenta e não deixe sair para fora todo o seu suco, nem regado com qualquer coisa.

*Dúvida – O peru não é barrado com gordura ou protegido?
Quantos ovos para ligar c/pão ? E presunto?
O arroz não leva refogado?

MLM

Tagged Under