Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

MARIA MANUELA AMARAL SEIXAS
VILA REAL

Abrem-se e lavam-se as tripas de vitela das de folhos e das finas.
Parte-se o folho e a parte do intestino grosso aos quadrados de 7 cm., mais ou menos, põe-se por cima de cada quadrado outro quadrado de presunto fininho e um raminho de salsa; enrola-se e aperta-se com a tripa mais fina, dando umas voltas, segurando com um palito ou um fio de carrinho branco, que se tira depois de prontas.
Num tacho com 2 cebolas picadas, azeite e uma folha de louro, salsa, colorau, uma colher de banha, deixa-se alourar a cebola. Põem-se os molhinhos no tacho e deixam-se alourar também. Junta-se um cálice de brandy ou aguardente velha, mexe-se e acrescenta-se com um caldo de ossos de vitela até cobrir completamente as tripas, temperando com sal necessário.
Podem ser cozidos numa panela de pressão durante 20 minutos e deixar apurar depois durante algum tempo sem tampa da panela de pressão, com um testo vulgar. Caso não haja panela de pressão é necessário deixar ferver lentamente durante 4 horas.
Podem ser assim servidas e acompanhadas de arroz de forno em alguidar ou juntar às tripas antes meia hora de estarem prontas ervilhas de grão e deixar cozer tudo junto.
Também fica um bom prato, mas mais forte, cozendo à parte feijão branco, manteiga ou feijoca e antes meia hora de ser servida, adicionar as tripas ao feijão e deixar apurar. Em qualquer dos casos é sempre acompanhado de arroz de forno.

Para 1 Kg de tripas é necessário ¼ de Kg de feijão e o arroz para acompanhar é necessário ½ kg.

MLM

Tagged Under