Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

AMIGOS

acervoAntes de vos dizer como consegui este ACERVO da nossa Cozinha Tradicional, permitam-me que agradeça à ACPP ter aceitado conservar e divulgar os milhares de receitas que, em 1961, recebi generosamente dos espectadores da RTP.

Os espectadores de então aspiravam a que nos ecrãs se exibisse a cozinha de que gostavam e lhes sabia a lar: a Cozinha Tradicional Portuguesa. Exigiram à apresentadora do programa de culinária, que eu era, que mostrasse ao País o que de bom se fazia nas cozinhas de suas casas. Satisfazê-los não foi fácil, pois cada receita pode apresentar dez ou mais variantes.

Foi então que me lembrei que poderia, com a ajuda da RTP, satisfazer o desejo de cada um. Por minha iniciativa, e através das câmaras da televisão, levou-se a cabo, em 1961, um concurso para recolha das muitas receitas dispersas, assim permitindo à Cozinha encher todo o «palco». As receitas chegavam aos caixotes e um júri, constituído pelo feroz crítico de Porto, Daniel Constant, o Chef João Ribeiro (o melhor de todos), uma professora de culinária de reconhecido mérito e eu própria, atribuíamos um prémio à melhor receita do mês correspondendo a uma das províncias continentais.

Amigos, o ACERVO cujo acesso a ACPP agora disponibiliza a todos os portugueses, é nada mais nada menos o material que me serviu de base e orientação para o livro Cozinha Tradicional Portuguesa. O que agora poderão ver, ou consultar, não tem a minha intervenção: as receitas foram copiadas e digitalizadas exactamente como então nos foram enviadas e lidas em «papel de seda» pelo júri. Não há novas redacções, embora um ou outro comentário do júri possa ter passado.

Abraços meus para todos,

Maria de Lourdes Modesto

Luis Matias Publicado em 21 agosto 2018
Acessos: 4272
Tagged Under