ANTÓNIO HENRIQUES
AVEIRO
Amanham-se as enguias e tiram-se as cabeças, depois lavam-se em bastantes águas, até que as enguias fiquem sem nenhum resíduo de galheira.(visco)
Em seguida deitam-se dentro duma panela juntamente com cebola às rodelas, dentes de alho, salsa, pimenta, louro, azeite, um pouco de banha em rama, tomates, com batatas descascadas partidas às rodelas.
Quando as batatas estiverem quase cozidas tira-se a banha em rama e deita-se dentro de uma malga, deita-se um pouco de sal e pisa-se com um garfo, em seguida põe-se uma pouca de calda de caldeirada e mexe-se bem, em seguida deita-se novamente para dentro da panela.
Estando a caldeirada cozida tira-se para fora do lume.
Depois deitam-se uns bocadinhos de pão numa terrina, põe-se-lhe em cima a calda da caldeirada e tapa-se. Pega-se num pouco de calda deita-se um pouco de sal, vinagre e pimenta mexendo bem e depois deita-se na caldeirada que já se encontra na travessa para depois ser servida.
A seguir a este prato é servida a sopa da mesma caldeirada. A sopa faz-se cozendo cotovelos de masa na calda da caldeirada que sobrou.
MLM
Temos 630 visitantes e 0 membros em linha