MARIA DE CASTRO CURADO DA CONCEIÇÃO
SANGALHOS
Para um leitão de 10 kg de peso mas em cru.
Depois de amanhado, lava-se em água fria e põe-se a escorrer durante 2 ou 3 horas, quando se não matou de véspera. Enfia-se uma vara de pinheiro no sentido do comprimento, saindo pela boca. Esta vara deve ter pelo menos 2 metros de comprimentos
Faz-se uma abertura junto da guelra e mete-se 2 ou 3 colheres de massa dentro desta abertura e a restante dentro da abertura da barriga, que vai untar bem a parte de dentro. Ainda dentro deve deitar-se um quarto de litro de vinho branco. Cose-se com uma agulha própria e fio as aberturas.
Prendem-se os pés com um fio, depois de bem esticados na vara. Com uma colher de massa que se deve deixar, unta-se por fora. Vai a assar no forno de lenha, bem quente, tendo uma pingadeira por baixo do leitão, para receber o molho que vai caindo. Deve ter-se o cuidado de o fazer girar em volta, tirando-o fora do forno de vez em quando, para se borrifar com vinho branco, com sal, até alourar. Nesta altura, deve haver cuidado para o não deixar queimar, assando lentamente durante 2h30m. Quando a vara andar solta do leitão está pronto. Escorre-se o molho pela abertura da vara.
Serve-se com salada de alface, agrião, tomate, ou rodelas de laranja, etc…
Para fazer a massa:
150g de sal
50g de alhos descascados
10 Folhas de loureiro
125g de toucinho de porco
125g de banha de porco
Um raminho de salsa
1 dl de Azeite
1 Sumo de metade de um limão
25g de pimenta moída
¼ de litro de vinho branco
Pisa-se tudo num almofariz.
O leitão de 10 Kg em cru, deve pesar depois de assado – 5 Kg.
MLM
Temos 226 visitantes e 0 membros em linha