ISAURA CELESTE DA SILVA BRANCO
CÉSAR
30 Pessoas:
4 Sêmeas ou carcaças de 1 Kg cada
5 Litros de leite
1,100 kg de açúcar
1 kg de manteiga de vaca
1 /2 Litro de mel de abelha (ou mais como o paladar)
Canela em pau aos bocadinhos
Canela em pó bastante
25 Gemas de ovos
1 Garrafa de vinho branco pérola (podem não deitar todo)
O pão deve estar em casa 2 dias antes de ser utilizado para se desfazer muito bem só o miolo, em seguida deita-se de molho em água fria 3 ou 4 horas.
Findo este tempo escorre-se bem a água toda, deitando num tacho grande de cobre de fazer rojões. Juntando-lhe o leite, o açúcar, a manteiga, o mel, a canela em pau e em pó: em seguida vai tudo ao lume da lareira mexendo sempre desde o princípio ao fim com uma colher de pau (que seja de cabo muito grande) para não pegar no fundo.
Deixar cozer muito bem até estar em papa, estando cozido tira-se para fora do lume pondo-se em cima da agulha ou caruma para ficar bem seguro. Numa tigela têm-se as gemas muito bem batidas, juntando em seguida o vinho branco pérola, também se pode juntar mais ovos, uma boa colher de mel. Depois de bem batido vai-se deitando no tacho muito pouco de cada vez (em fio) e mexendo sempre para ir juntando pouco a pouco para se conhecerem os ovos. Depois de tudo bem ligado volta novamente ao lume até começar a ferver, logo que principie a ferver, retifica-se para fora e deita-se em tigelas ou formas de loiça, para se servir na noite da consoada e dias seguintes.
MLM
Temos 434 visitantes e 0 membros em linha