Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA ALICE GOMES DA COSTA
AVELÃS DO CAMINHO


(Estes bolos são obrigatórios, pela Páscoa, em todas as casas da Bairrada e são presente também obrigatório, das madrinhas e padrinhos aos respetivos afilhados, nesta época festiva)


Farinha 1 Kg
Ovos 10 a 12
Açúcar 300g
Manteiga 25g
Raspa de limão
Fermento de padeiro 5g
Sal 1 pitada
Água morna para dissolver o fermento

Amassa-se tudo muitíssimo bem até ficar uma massa muito fina. Deixa-se em repouso coberta com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar até a massa adquirir mais ou menos o dobro do volume (aproximadamente 24 horas).

Quando a temperatura ambiente é baixa, a levedura faz-se com mais dificuldade, pelo que deverá deixar-se o alguidar em sítio quente se for inverno.

Quando a massa está lêveda, divide-se em porções mais ou menos a gosto (1 kg a 250g), tendem-se os bolos em redondo e enfeitam-se com ovos inteiros e com casca, previamente cozidos com água, sal e cascas de cebola para lhe dar uma bonita cor vermelha. Prendem-se os ovos com tiras da mesma massa, pincelam-se os bolos com ovo e vai a cozer em forno bem quente.

Conhece-se quando o forno está na boa temperatura, quando ao atirarmos um pouco de farinha para dentro dele, ela alourar sem queimar. É sempre preferível aquecer o forno um pouco mais e deixá-lo descair.


*Ainda atualmente se dão aos afilhados na Páscoa.

 

MLM

 

 

Tagged Under