Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


MARIA DE LOURDES MARQUES GOMES BAGENGE
PORTO

(pastéis)


Toma-se uma chila, parte-se atirando-a várias vezes ao chão. Em seguida descasca-se à mão, tiram-se as sementes e a espinha ( a parte amarela de dentro), ficando apenas a parte de fora que se põe ao lume com água a fim de cozer.
Estando cozida esfia-se toda com um garfo e pode deixar-se de um dia para o outro em água fria. É conveniente fazer sempre isto de um dia para o outro em água fria, muito embora também se possa fazer no mesmo dia.
No dia seguinte, espreme-se a chila para sair toda a água, pesa-se  e para cada 670 gramas de chila tomam-se 500 grs de açúcar.
Leva-se o açúcar ao lume num tacho e para 500 grs de açúcar juntam-se , 250g de água e raspa de um limão (tamanho médio) bem como um pouco de canela em pau. Assim que começar a ferver e ganhar um ponto leve a chila, continuando a ferver até a chila secar toda a água. Nessa altura, retira-se do lume e juntam-se-lhe 6 gemas de ovo, 100 gramas de açúcar, 50 gramas de farinha e sumo de limão, que previamente havia-mos batido. Estando bem misturado com a chila, põe-se de novo ao lume tendo o cuidado de mexer sempre, até ficar de novo seca, mas não em demasia.
Tira-se do lume e põe-se a arrefecer numa travessa, só depois de fria é que se tira a canela em pau e se corta com uma faca a chila toda, para depois mais facilmente se pôr nos pastéis.
A massa prepara-se misturando: 500 gramas de farinha, ¼ de litro de água, 50 gramas de manteiga, sal e sumo de limão (não muito), mistura-se tudo muito bem. Com esta massa, faz-se um rolo com cerca de 3 cm de diâmetro e corta-se em bocados de cerca de 3 cm. Estendem-se esses bocados com o rolo de pau, ora dum lado ora do outro, até ficar a massa bem fininha. Coloca-se a chila no meio, dobram-se e com a carretilha, cortam-se os pastéis do formato de meia-lua. Fritam-se em azeite ou óleo a ferver(de preferência óleo). Depois de bem escorridos polvilham-se com açúcar.

MLM

Acessos: 2220
Tagged Under

Visitantes

Temos 221 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt