Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

TRÁS-OS-MONTES

A qualidade do azeite e das batatas é de primordial importância no resultado deste prato. O azeite deverá ser de 1ª e as batatas não devem desfazer-se.
Para 4 pessoas:
4 Postas de bacalhau do lombo; 800g de batatas; 1 cebola grande; 3 dl de azeite, 1 colher de sopa de colorau; pimenta; 2 colheres de sopa de farinha (aprox.); 3 ovos; azeite para fritar.
Cortam-se as postas de bacalhau ao meio e põem-se a demolhar em água corrente durante 24 horas. Lavam-se as batatas, cozem-se com a pele, pelam-se e cortam-se em quartos.
Entretanto leva-se o azeite ao lume com a cebola cortada em gomos grandes. Deixa-se alourar e junta-se-lhe o colorau e a pimenta. Põe-se este preparado para o lado, mas perto do lume. Batem-se os ovos à parte.
Escorre-se o bacalhau, passam-se as postas por farinha, depois por ovo e fritam-se em azeite numa frigideira. À medida que se vão fritando vão-se introduzindo no tacho onde está o refogado.
Passam-se as batatas por ovo (não se passam por farinha), fritam-se no azeite que serviu para fritar o bacalhau. Coloca-se então o tacho tapado sobre lume muito brando, durante um minuto ou dois.
Serve-se em travessa funda, devendo as batatas contornar o bacalhau. Rega-se com todo o molho que se encontra no tacho, depois de devidamente retificado.

MLM

Tagged Under