Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Estas morcelas devem fazer-se no dia seguinte ao da matança e logo de manhã. O sangue que se utiliza na sua confeção é a parte do sangue que não solidifica e se deposita no fundo do recipiente para onde foi recolhido. Depois de retirado este sangue líquido, junta-se um pouco de água morna para lavar a vasilha e com esta água perfaz-se o litro de líquido necessário.

1 Colher de sopa de colorau, 1 folha de louro, 1 cebola inteira, 2 colheres de sopa de azeite, 1 céu de porco (peritoneu), 1,5 kg de pão de trigo (compacto), 750g de banha, 1 litro de sangue de porco, 2 colheres de sopa de canela, mel ou açúcar a gosto, sal, tripa de vaca.

Põe-se ao lume uma panela grande com bastante água, sal grosso, o colorau, o louro, a cebola inteira, o azeite e o véu de porco cortado em bocadinhos. Deixa-se cozer muito bem.

Entretanto, corta-se o pão em fatias para um alguidar e rega-se com a calda preparada em quantidade suficiente para o amolecer.
Tapa-se, deixa-se abeberar e mexe-se com uma colher de pau, desfazendo-o. Depois junta-se o sangue, a banha e o mel também quente (ou o açúcar) e a canela. Mistura-se bem, devendo a massa no final ficar solta.
As quantidades de mel ou de açúcar, dependem do paladar de cada um, devendo portanto, provar-se a massa. Se a massa for temperada com mel, deve mexer-se debaixo para cima, uma vez que o mel tem tendência para se depositar no fundo.

Enchem-se as morcelas em tripa de vaca, mergulhando-se em água a ferver, uma de cada vez e põem-se no fumeiro durante 5 a 6 dias.

Comem-se fritas em azeite e acompanham-se com toucinho fresco cozido, grelos e batatas também cozidas.

 

Tagged Under

Visitantes

Temos 182 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt