Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Autor: António Monteiro, Pedro Fernandes, Roberto Afonso e Virgílio Nogueiro Gomes 

Editora: ANCSRB - Leya 

Ano: 2019

ISBN: 978-989-660-767-8

Introdução:

O subtítulo deste livro é bem o seu propósito: contributo para uma carta gastronómica. Foi vontade dos seus autores não fazer uma coleção de receitas, mas abordar este território, o concelho de Vinhais, numa perspetiva de vivência local e por outro lado observar, como quem está de fora, o que acontece no mundo da alimentação. Eu sei que sou suspeito por ser um dos autores…!

No livro podem ler uma abordagem etnográfica do território, logo no primeiro capítulo intitulado “À mesa … de diário a diária!” seguido do segundo capítulo “Do chiqueiro ao Lareiro – Vinhais a Capital do Fumeiro” no qual podem ler, além de outros temas a descrição da matança de porco e a identificação do fumeiro local. No terceiro capítulo o descrição e consumo de um produto invulgar apenas produzido nesta região: “Cuscos de Vinhais – Gestos que guardam memórias” seguido de mais um capítulo com outro produto identitário deste território: “A castanha e o castanheiro – Conjunto notável de simplicidades!”. Garantido que não se sai com boca de pobre, um capítulo dedicado à doçaria: “Do mel e do açúcar – Lembrar a boca doce” e ainda uma capítulo dedicado a receitas contemporâneas e com tradições locais: “Saberes d’antanho, sabores d’agora”. Termina com um capítulo de imagens “Para comes e bebes – Guia fotográfico”.

Um concelho do “Reino Maravilhoso” num livro atrativo.

Virgilio Nogueiro Gomes

António Monteiro, Pedro Fernandes, Roberto Afonso e Virgílio Nogueiro Gomes Categoria: Cozinha Portuguesa Publicado em 10 março 2021
Acessos: 1244
Tagged Under