Maria de Lourdes Modesto, gastrónoma, pioneira do show cooking televisivo e autora do livro-cânone Cozinha Tradicional Portuguesa, decidiu ceder a Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal o acervo de receitas, que carinhosamente guardava em casa em dossiers.
O Acervo, fruto do apelo efetuado por Maria de Lourdes Modesto aos seus espectadores enquanto apresentadora nos anos 60 de um dos programas de culinária mais emblemáticos do país, que lhe enviassem as receitas de família, recebeu milhares de cartas com receitas de todas as regiões.
As receitas foram cuidadosamente digitalizadas e posteriormente colocadas online pela equipa ACPP no site principal da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.
Uma semana depois de o precioso acervo ser disponibilizado ao publico através do link Acervo Completo Maria de Lourdes Modesto, conta já com mais de 25000 acessos o que demonstra o interesse por este extraordinário acervo, que releva a riqueza da nossa cozinha regional.
Idalina Saraiva responsável técnica da Biblioteca Gastronómica ACPP, refere “Foi um trabalho moroso, de muitas horas, muitos dias, muitos meses. Mas que fiz com gosto dado a sua importância. Um trabalho que merecia um manuseamento delicado, dado a antiguidade da maioria dos documentos.”
Chefe António Boia, diretor da Biblioteca Gastronómica da ACPP e membro da sua direcção está bastante satisfeito com o processo e principalmente com a alegria que Maria de Lourdes Modesto demonstrou ao receber a notícia.
Ao Blogue “Mesa Marcada” Maria de Lourdes Modesto disse “Estou satisfeita, ficaram muito bem e estão no lugar certo”, no mesmo espaço António Boia refere que “Tivemos muito trabalho, mas o resultado é excelente. Estamos a pôr ao dispor da comunidade um património de valor incalculável”.
Temos 200 visitantes e 0 membros em linha