Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

AMIGOS

acervoAntes de vos dizer como consegui este ACERVO da nossa Cozinha Tradicional, permitam-me que agradeça à ACPP ter aceitado conservar e divulgar os milhares de receitas que, em 1961, recebi generosamente dos espectadores da RTP.

Os espectadores de então aspiravam a que nos ecrãs se exibisse a cozinha de que gostavam e lhes sabia a lar: a Cozinha Tradicional Portuguesa. Exigiram à apresentadora do programa de culinária, que eu era, que mostrasse ao País o que de bom se fazia nas cozinhas de suas casas. Satisfazê-los não foi fácil, pois cada receita pode apresentar dez ou mais variantes.

Foi então que me lembrei que poderia, com a ajuda da RTP, satisfazer o desejo de cada um. Por minha iniciativa, e através das câmaras da televisão, levou-se a cabo, em 1961, um concurso para recolha das muitas receitas dispersas, assim permitindo à Cozinha encher todo o «palco». As receitas chegavam aos caixotes e um júri, constituído pelo feroz crítico de Porto, Daniel Constant, o Chef João Ribeiro (o melhor de todos), uma professora de culinária de reconhecido mérito e eu própria, atribuíamos um prémio à melhor receita do mês correspondendo a uma das províncias continentais.

Amigos, o ACERVO cujo acesso a ACPP agora disponibiliza a todos os portugueses, é nada mais nada menos o material que me serviu de base e orientação para o livro Cozinha Tradicional Portuguesa. O que agora poderão ver, ou consultar, não tem a minha intervenção: as receitas foram copiadas e digitalizadas exactamente como então nos foram enviadas e lidas em «papel de seda» pelo júri. Não há novas redacções, embora um ou outro comentário do júri possa ter passado.

Abraços meus para todos,

Maria de Lourdes Modesto

Acessos: 4274
Tagged Under
Patrocínio Equipas Culinaria

Visitantes

Temos 454 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt