MARIA ANGÉLICA TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ALCAINS
(PRATO TÍPICO DA MATAÇÃO DO PORCO EM ALCAINS)
Coze-se feijão Grande
Quando cozido tira-se o feijão da água, deixando um ou outro grão.
Guarda-se o feijão para servir seco.
Põe-se a água do feijão novamente ao lume a ferver, retifica-se de sal e junta-se folha de loureiro, uma gota de vinagre ou vinho branco e uma porção de refogado (de cebola e azeite) bem puxado e o tempero principal que são os cominhos em pó. Deve carregar-se neste tempero. Mesmo pela cor amarelada que altera a cor da sopa se calcula a porção.
SOPA
Ferve-se mais um tempo.
Numa terrina vão-se colocando fatias fininhas de pão caseiro (de preferência na falta deste, pão da véspera) e alternando com colheres de sopa de forma a molhar bem o pão, mas sem fazer molho.
Quando está o prato quase cheio de pão cobre-se este com uma grande camada de ovos previamente batidos com sal. Estes ovos crus vão penetrando lentamente no pão tapa-se e fica até ser precisa a sopa.( sopa ser servida).
10 Minutos antes de servir destapa-se a terrina e lentamente para cozer os ovos regam-se estes com o resto da sopa a ferver, tapam-se mais uns minutos e está pronta a servir.
Nota: O feijão que ficou é uso nas matanças servir-se temperado de azeite e vinagre ou com refogado, folha de louro e vinagre e acompanhado de couve cozida, chouriço e toucinho fresco cozido.
Por feijão grande entenda-se feijão manteiga, branco ou encarnado
MLM
Temos 355 visitantes e 0 membros em linha