Para 4 pessoas
3 chávenas de carolo (milho amarelo partido), 1 litro de leite, 1 chávena de açúcar (aprox.), sal, canela.
Para lavar o carolo, coloca-se num alguidar com bastante água fria e agita-se de modo a trazer ao de cima o farelo. Retira-se o farelo e muda-se a água tantas vezes quantas necessárias para que o carolo fique bem lavado. Estando o carolo limpo de farelo, muda-se a pouco e pouco para outro alguidar com água, para libertar das areias que depositam no fundo, operação que se repete as vezes necessárias.
Tem-se ao lume uma panela com água temperada com sal. A água deve ser pelo menos 4 vezes o volume do carolo (para cada chávena de carolo, 4 chávenas de água). Estando a água a ferver, introduz-se o carolo e deixa-se cozer, tendo o cuidado de o mexer de vez em quando no princípio e constantemente logo que o preparado se torne mais testo (espesso). Quando o milho estiver a meia cozedura, começa a juntar-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre. Por fim adiciona-se o açúcar, deixa-se cozer um pouco mais e serve-se em travessas ou pratos individuais enfeitados com canela.
Nota: As papas de carolo podem ser mais ou menos duras conforme o gosto. Podem ser adoçadas com mel e enfeitadas com frutas secas ou frutas cristalizadas ou ainda doces de fruta. Podem ainda ser moldadas em formas, fazendo lembrar pudins de ovos.
MLM
Temos 40 visitantes e 0 membros em linha