JOÃO DOS SANTOS PEIXINHO
AVEIRO
A caldeirada de enguias prepara-se da seguinte maneira: amanha-se as enguias tirando-lhe a cabeça e dividindo-as em três, com golpes que se dão no dorso. Depois lavam-se muito bem lavadas, esfregando-as em seco com as mãos e passando-as em seguida por água. Esta operação repete-se várias vezes até que a enguia deixe de escorregar nas nossas mãos.
Descascam-se batatas, cebolas, tomates. Põe-se num tacho em primeiro lugar as batatas cortadas às rodelas, duas folhas de louro, salsa, um pouco de unto de pão e azeite, cobrindo-se tudo de água e sal.
Vai ao lume, a cozer e quando levantar fervura com uma espumadeira retira-se a espuma que criou durante a fervura. Na mesma altura tempera-se de pimenta, pó de enguia e vinagre, tudo ao paladar. Quando estiver tudo cozido retira-se do lume, servindo-se em travessas.
Da calda da caldeirada prepara-se uma belíssima canja de enguias da seguinte maneira:
Fazem-se umas migas de pão de trigo muito miudinhas, colocando-as numa panela e juntando-se a respetiva calda que foi passada pelo coador. Vai ao lume a ferver, retirando quando se tiver desfeito o pão.
Serve-se em tijelas de barro ou porcelana.
MLM
Temos 246 visitantes e 0 membros em linha