JOSÉ JOAQUIM SELAS
PONTE VIADOR / MEALHADA
1 Leitão de 7 kg. (em vivo), 1 colher de sopa de banha, 3 cabeças de alho, 3 colheres de sopa de sal e uma colher de sopa de pimenta.
Faz-se uma papa dos alhos, pimenta, sal conjuntamente com a banha.
Depois do leitão morto, estona-se com água muito quente mas não a ferver, seguindo-se a competente chamusca e a lavagem a fim de que o leitão fique muito limpo. É preparado do seguinte modo: Abra-se um orifício na garganta e corte-se a guelra, abra-se novo orifício na barriga para se proceder à extração dos intestinos e miudezas. Volta a ser lavado por fora e por dentro e põe-se a escorrer durante uns minutos.
Tem-se já preparado um espeto de pinheiro que é introduzido no sentido do rabo para a boca. Deita-se a papa já preparada pelos orifícios abertos no leitão e depois cosem-se com uma guita.
Logo após ter-se o forno bem quente, introduz-se o espeto com o leitão no forno, procurando ter onde assentar a ponta do dito espeto que sai pela boca do leitão. Procede-se então à chamada cora que só tem início 10 minutos depois de termos o leitão no forno, visto que aqueles primeiros 10 minutos servem unicamente para uma secagem. Como para o aquecimento do forno ficou um brasido que foi afastado para os lados e coberto com cinza, este é nesta altura aberto lentamente (rodando com o leitão) a fim de que core todo por igual. Quando tal cora é a que pretendemos, tapa-se novamente o brasido e deixa-se o leitão ficar no forno, cerca de 1 hora e 15 minutos, que é que geralmente é necessário para que fique devidamente assado.
MLM
Temos 114 visitantes e 0 membros em linha