Para 6 a 8 pessoas
750g de arroz; 1 pato; 1 cebola; 1 cabeça de alhos; 2 colheres de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de banha; colorau; salsa; 1 copo de vinho branco; sal; pimenta.
Enforca-se o pato, depena-se imediatamente sem se escaldar e prepara-se para cozinhar. Pica-se uma cebola e um dente de alho e aloura-se com 1 colher de azeite, 1 colher de banha, um pouco de colorau e salsa. Quando a cebola estiver loira junta-se o fígado e a moela do pato, picados, borrifa-se com um pouco de vinho branco, tempera-se com sal e deixa-se este guisado puxar bem.
Introduz-se o pato no tacho onde está o guisado e deixa-se cozer regando-o com golinhos de água, virando-o e espetando-o até estar cozido, mas não desfeito. Feito isto retira-se do tacho.
Num almofariz pisam-se os dentes de uma cabeça de alhos com sal, pimenta, salsa picada, a banha e o azeite que restam. Esta papa deverá ficar bem picante. Barra-se o pato com esta massa e coloca-se numa assadeira. Leva-se ao forno borrifando-o de vez em quando com vinho branco.
Ao guisado em que o pato cozinhou adiciona-se a água para o arroz e que deverá ser vez e meia o volume deste. Deixa-se levantar fervura, retifica-se o paladar, junta-se o arroz e leva-se ao forno para cozer. O arroz deve ficar seco.
Trincha-se o pato, coloca-se sobre o arroz e serve-se assim.
Nota: Da qualidade do arroz depende a quantidade de água a juntar para o arroz. Devendo o arroz ficar muito solto, esta não pode ultrapassar o dobro do volume do arroz.
MLM
Temos 340 visitantes e 0 membros em linha