MARIA ANTÓNIA DA GRAÇA PERES
LISBOA
As castanhas piladas, são castanhas secas ao sol ou num caniçado que se põe nas lareiras aproximadamente um metro e meio dos fogareiros ou fogões. Têm no entanto melhor sabor quando secas ao sol.
Estando as castanhas secas; o que em geral leva um mês, esfregam-se umas contra as outras, para se lhes tirar facilmente a casca e limpam-se as peles. Para se utilizarem as castanhas, põem-se de molho na véspera em água fria e lavam-se muito bem, cortando-se em seguida ao meio para se retirarem os germes ( se os houver) e quaisquer bocados escuros.
Põem-se as castanhas a cozer em água temperada com 5 gr. de sal por litro e em estando cozidas, ou se passam por um passador ou se utilizam inteiras. Junta-se então o arroz ou feijão branco, deixando-se ferver até que fique tudo bem cozido.
Se a sopa ficar muito consistente, junta-se a água necessária para (lhe) dar a consistência necessária e o sal que o paladar indicar. Não deve ser demasiado consistente, porque é uma sopa fortemente alimentar e adocicada.
Para cada Kg de castanha, bastarão 250 g de arroz ou 300 g de feijão branco.
MLM
Temos 412 visitantes e 0 membros em linha