(EMPADÃO)
1 kg de massa “igual à do pão de milho”
8 Sardinhas grandes
2 ou 3 cebolas grandes
Sal, pimenta em grão, louro, alho, colorau e azeite, quanto baste.
Depois da massa levedada estende-se em cima de uma tábua em pá de madeira própria para depois se meter o bolo no forno polvilhado de farinha de milho, vai-se espalmando a massa fazendo dos lados um rebordo alto, ficando assim como uma espécie de caçarola.
Depois põe-se uma frigideira ao lume com bastante azeite, põe-se as cebolas cortadas às rodas e os restantes ingredientes menos o colorau – pois este não deve ferver muito – deixa-se fritar sem ficar louro e por fim deita-se o colorau. Em seguida deita-se todo este molho dentro do bolo – que deve ter o fundo bastante espesso – colocando-se por fim as sardinhas depois de escamadas e limpas em cima.
Pode deixar-se o bolo aberto, apenas com o rebordo voltado para dentro, ou pode cobrir-se com uma leve camada de massa.
Mete-se depois ao forno devendo estar pronto quando a massa estiver cozida.
MASSA
1,5 kg. de farinha, água, sal e fermento de broa milho, quanto baste. Tempera-se a água quente com o sal a gosto. Escalda-se a farinha peneirada e envolve-se bem com uma pá de madeira. Em seguida mistura-se o fermento e amassa-se bem. Quando a massa começa a abrir está boa para ser cozinhada.
A água para escaldar a farinha não deve estar completamente a ferver; também se deve descansar um pouco a farinha depois de escaldada e antes de ser amassada.
MLM
Temos 237 visitantes e 0 membros em linha