ESTREMADURA
Para a massa:
250g de farinha, 2 colheres de sopa de margarina ou de banha, 1,5 dl de água, sal.
Preparação da massa:
Peneira-se a farinha para uma tigela ou sobre a pedra, faz-se uma cova no meio e deita-se aí a gordura derretida, junta-se um pouco de água morna a que se juntou um pouco de sal. A água vai-se juntando à medida que se vai trabalhando a massa. A massa está pronta quando à superfície aparecem bolhas. Põe-se a massa a descansar coberta com um pano seco e depois com um pano húmido.
Entretanto tem-se preparado o recheio.
Pastéis de massa tenra
Usam-se em todo o país, com ligeiras diferenças na massa e no recheio. Fazem-se mais vulgarmente de carne mas também podem ser recheados com peixe, nesse caso o recheio que se usa é o mesmo que para os rissóis, devendo contudo ficar o creme muito espesso, em virtude de natureza e espessura da massa tenra ser muito mais frágil do que a massa dos rissóis.
Para o recheio de carne: 150g de carne cozinhada picada; 1 colher de sopa de manteiga ou de margarina; 1 colher de sopa de farinha, 1,5 dl de leite; 1 gema; limão; sal, pimenta e noz-moscada.
Derrete-se a gordura escorrida, polvilha-se com a farinha, deixa-se cozer um pouco.
Rega-se com o leite e mexendo sempre, deixa-se o molho espessar.
Tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada e sumo de limão fora do lume.
Junta-se a gema e a carne picada. Deixe arrefecer
Estenda a massa finamente com o rolo e disponha montinhos de recheio de carne, regularmente distanciados. Dobre a massa sobre o recheio. Corte os pastéis em meia-lua ou em quadrado e frite em óleo quente.
MLM
Temos 236 visitantes e 0 membros em linha