FRANCISCO E. RAMOS
LISBOA
A quantidade é conforme o número de pessoas; contudo, a maior quantidade é batata e cabrito. Temos portanto, o que segue:
Cebola, batatas, cabrito, tomate, paio, cenouras, pimentos, presunto, alho, louro, malagueta e sal. Porém, alho, louro e malagueta é só para dar gosto. Assim repete-se três vezes a mesma quantidade conforme o número de pessoas.
Como temperos temos:
Banha de porco, margarina, em partes iguais, meio litro de vinho branco e um dl de vinho do Porto para um número de 8 a 10 pessoas.
E, uma vez a panela ou caçarola pronta a funcionar, deve-se deitar antes de mais nada um pouco de água na panela e começa-se pelas rodelas de cebola e assim sucessivamente, depois, tudo concluído, põe-se ao lume, bem abafado, numa temperatura regular, para não dar ocasião a que se queime a caldeirada. Portanto, tudo cozido em cru. Tudo em ordem, isto é, cozido, deita-se em travessas acompanhado de rabanetes às rodelas, de salada de agriões ou chicória e azeitonas.
N.B. – À falta de paio pode ser chouriço, mas de preferência paio que dá melhor gosto. Também ao cabrito pode-se juntar os miúdos mas tudo terá que ser bom e tenro. As camadas às rodelas de cada espécie terão que ser bem cobertas, há exceção, bem entendido, do alho, malagueta e louro, que deve ser pequenas quantidades, como devem calcular.
O cabrito será cortado em bocados de modo a que todos tenham febra
MLM
Temos 222 visitantes e 0 membros em linha