TRÁS-OS-MONTES
MONCORVO- CANIÇAIS
Para 6 pessoas:
1 Perna de carneiro; 5 dentes de alho; 2 colheres de sopa de banha; 1 colher de sobremesa de colorau; sal grosso; 600g a 700g de arroz; 1 cebola; 1,5 dl de azeite; 1 salpicão.
De véspera barra-se a perna de carneiro com uma papa obtida, pisando num almofariz os dentes de alho; sal grosso; a banha e o colorau. A perna de carneiro deve ficar neste tempero pelo menos 12 horas.
Lava-se muito bem o arroz e espalha-se numa assadeira de barro. À parte faz-se um refogado com a cebola picada e o azeite. Rega-se este refogado depois de bem louro com água onde se cozeu o salpicão e cuja quantidade deve ser duas vezes o volume do arroz. Deixa-se esta calda levantar fervura e deita-se sobre o arroz.
Coloca-se uma grelha sobre a assadeira na qual se põe a perna de carneiro que de imediato se introduz no forno bem quente. O carneiro à medida que vai assando vai deixando pingar o molho para cima do arroz.
Para servir corta-se o salpicão em rodelas que depois se introduzem no arroz. O carneiro é servido à parte numa travessa.
Nota: A grelha sobre a qual se coloca a perna de carneiro, deverá ser feita com pauzinhos de loureiro.
MLM
Temos 266 visitantes e 0 membros em linha