MARIA JOSÉ PINTO DA SILVA
PORTO
Picado:= igual a recheio
500g de carne de vaca picada, 1 cebola, salsa, água q.b. e sal, um bocado de presunto que se picou com a carne e uma colher de sopa de vinho branco.
Põe-se a carne ao lume coberta de água com a cebola picada a salsa, o azeite e um pouco de sal, não muito, para poder apurar bem. Quando levanta a primeira fervura, deita-se o vinho branco. Deixa-se ferver até consumir a água, não deixar secar completamente, para ficar com molho (não muito).
Massa:
500g de farinha, água e sal q.b., 150g de rilada, 250g de manteiga e 4 colheres de sopa de azeite. Põe-se a farinha em monte e junta-se a água com o sal. Amassa-se muito bem até formar bolhas. Sobre o mármore untado com azeite, estende-se a massa com o rolo, muito fina quase a romper. Deita-se a riladacom o resto das gorduras derretidas (pouco a pouco) e vai-se formando um rolo grosso.
Corta-se às fatias (rodelas com cerca de 10 cm de diâmetro) e forram-se as formas dos queques com uma fatia, deita-se picado e tapa-se com outra fatia de massa. Vai ao forno quente. Quando sair do forno, com o pincel, põe-se mais um bocadinho de gordura. Os covilhetes devem servir-se quentes.
10 cm de diâmetro
Rilada – É a gordura do rim de vitela ou de vaca. Pode ser substituída por banha de porco, lume muito brando.
Fazem-se em loiça de Bisalhães .Esta loiça é feita de barro preto.
MLM
Temos 245 visitantes e 0 membros em linha