ALICE CORDEIRO DIAS
Para 6 pessoas:
Uma vez preparado e limpo o coelho, corta-se em pedaços grandes, as coxas e espáduas em 2 bocados cada e o lombo em bocados de dois dedos de grossura, mais ou menos. Deitam-se num alguidar vidrado ou taça e junta-se-lhe sal, salsa, cebola e alhos bem picados, pimenta, 3 pimentões doces cortados em pedaços, uma folha de louro, uma colher (das de sopa) de vinagre e meio litro de vinho branco.
Deixe-se a marinar durante 12 a 24 horas, mexendo de vez em quando. Passado este tempo, tirem-se os pedaços do coelho, envolvam-se levemente em farinha fina e vão, um por um, a alourar em bom azeite numa sertã que deve estar fortemente aquecida. À medida que os pedaços forem ficando bem lourinhos, deitam-se num tacho que está no fogo com manteiga (ou manteiga e banha em partes iguais), abafando-se logo. Uma vez todo o coelho alourado e já no tacho, abafa-se e baixa-se a intensidade do calor. Juntar os cogumelos (500g).
Tira-se a folha de louro do molho em que marinou e passa-se todo o resto do molho num passador e deita-se no tacho em que está o coelho a cozinhar. Se for preciso acrescenta-se um pouco de vinho branco e um pouco de caldo de carne. Deixa-se a cozinhar em lume brando durante 2 horas. Acerte-se o sal. Depois engrossa-se o molho com um bocadinho de farinha. Numa travessa ou taça, colocam-se fatias de pão torrado, deitando-se por cima o coelho com o respetivo molho. Serve-se acompanhado com cogumelos cozidos em molho de tomate, batatas cozidas ou qualquer outro acompanhamento. O coelho mais saboroso é o do monte, o caseiro é bom com 5 ou 6 meses de idade, pois sendo muito novinho, torna-se insipido e sendo velho é duro.
*Os cogumelos nunca são cozidos, mas cozinhados com o coelho.
MLM
Temos 38 visitantes e 0 membros em linha