Tem este livro um título de Receitas. De facto tem receitas mas, muito mais importante do que as receitas são os textos de apoio às próprias receitas tentando confirmar a sua prática, ou tradição. Mais valorosos, ainda, os textos da autoria de Raquel Moreira “Património Gastronómico e Tradição Alimentar”, e “Memória Oral e Registo Escrito da Cozinha do Concelho de Cascais”; e também o texto “Enquadramento Histórico e Referências à Alimentação” que só por si valeriam o livro. É uma valorosa e destemida tentativa de caracterizar as tradições alimentares do concelho de Cascais.
Depois de uma leitura, que deveria ser obrigatória, dos textos referidos, entramos no capítulo das receitas: Da Horta, do Mar, da Capoeira e Para adoçar a boca. Para iniciar cada grupo de receitas temos um texto de abordagem ao tema. Cada receita tem um pequeno texto, impresso a cor, que nos dá informações da origem da receita ou documentos escritos que a referenciam no texto e/ou na tradição. Um acréscimo de alto valor para o entendimento da receita.
Acrescento que o livro tem um grafismo agradável, boas fotografias e trata-se de uma espécie de álbum com capa rija. Apetece-me sempre perguntar por que não, também uma edição mais simples, a preço reduzido, para poder recomendar o livro nas escolas.
Um bom presente para esta época natalícia, e seguramente um dos melhores livros deste ano de 2017.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Título: Receitas de Reis e Pescadores
Autores: Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789896604554
Temos 242 visitantes e 0 membros em linha