Promessa cumprida. Quando do lançamento do primeiro volume desta coleção de “A Doçaria Portuguesa”, a Cristina Castro prometeu para um ano depois, a saída do segundo volume, Sul. Tenho acompanhado o trabalho da autora, percorrendo Portugal para identificar e inventariar doçaria tradicional portuguesa mesmo que a tradição seja recente, e em prática há poucos anos. O difícil é conseguir que algumas pessoas divulguem conhecimentos sobre a origem de alguns doces. É estranho, e eu conheço bem essa dificuldade, pois a Cristina não pede as receitas. Poderá ter curiosidade em relação aos produtos que entram na confeção. Mas as pessoas continuam com os segredos, que muitas vezes não o são.
Mas o trabalho aí está. Apenas afirma que um doce é conventual quando disso obtém certezas. Quando é uma tradição recente, revela a sua modernidade. Mais uma vez informo que não se trata de um livro de receitas, apenas dez. O Sul diz respeito ao território português a sul do Tejo. Para aqueles que quiserem ver o que escrevi sobre o primeiro volume, Norte, basta clicar aqui.
Este volume, Sul, tem um oportuno prefácio da nossa querida Maria de Lourdes Modesto. De realce ainda a qualidade fotográfica de Gonçalo Barriga e as encantadoras ilustrações de Ana Gil. O livro dispõe de três índices facilitadores: um de doces por ordem alfabética, outro de localidades onde foram inventariados doces, e outro ainda das receitas.
Título: A Doçaria Portuguesa - Sul
Autor: Cristina Castro
Editora: Ficta Editora
ISBN: 978-989-99714-1-7
© Virgílio Nogueiro Gomes
Só se vende por encomenda, em: http://noponto.pt/shop/
ou diretamente na FNAC