( recheado com castanhas)
1 Cabrito de 2 a 3 quilos – 250g de toucinho, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de manteiga, 3 a 4 dentes de alho, malagueta q.b., pimenta q.b., 2 ½ dl de vinho branco.
Depois do cabrito morto pela-se como se faz aos leitões (não se esfola). Retiram-se os miúdos e põe-se uma assadeira de barro ou de louça. Coloca-se dentro da assadeira uma grelha especial (eu digo especial porque só nas casas antigas ainda existem dessas grelhas). Recheia-se e no fim de estar recheado barra-se com toucinho passado pela máquina juntamente com os alhos e a malagueta. Tempera-se de sal a gosto e polvilha-se com uma boa pitada de pimenta. Rega-se com o vinho branco e vai ao forno tendo o cuidado de o regar de vez em quando. Deve ficar estaladiço.
Recheio para o Cabrito
Cozem-se um quilo de castanhas e depois de cozidas descascam-se. Vão novamente a cozer em leite e em estando a desfazerem-se passam-se pela peneira. À parte tem-se os miúdos do cabrito já refogados mas cortados os mais fino que possa ser. Embebe-se uma fatia de pão caseiro em leite até fazer uma papa que se junta à polpa das castanhas, os miúdos do cabrito e 3 a 4 ovos. Mexe-se tudo muito e recheia-se o cabrito. Tempera-se com sal e pimenta.
Nota: Quando o cabrito vai para o forno leva a colher de banha e de manteiga.
Esta receita de Idanha-A-Nova tem ali o nome que acima lhe foi dado. Referem-se as castanhas para maior comodidade do leitor
MLM
Temos 85 visitantes e 0 membros em linha