(Salvaterra do Extremo)
Ossos da Cabeça e do espinhaço do porco; 1 cebola grande; 300g g de toucinho baixo, 300g de couratos, 3 dentes de alho pisados, 1 chouriço de carne (fac), couves tronchas (portuguesa 300g de pão, 1 ramo de hortelã, sal grosso.
Leva-se uma panela grande ao lume com água e os ossos polvilhados com sal e quando a água levantar fervura, juntam-se-lhe 1 cebola grande, o toucinho e os couratos, os dentes de alho e o chouriço de carne (do ano anterior). Depois de ferver um pouco, juntam-se as couves inteiras a que apenas se retiram as folhas de fora. Deixa-se cozer tudo muito bem .
Entretanto tem-se o pão cortado dentro de uma terrina, na qual também se introduziu o ramo de hortelã. Rega-se com o caldo e espalham-se por cima alguns farrapinhos de couve. Deixa-se embebedar e serve-se a sopa.
Dispõem-se os ossos no centro de uma travessa grande e á volta colocam-se as couves, o toucinho, os couratos e o chouriço cortado em rodelas.
Serve-se como segundo prato.
Nota: Para este prato, que se come no próprio dia da matança, escolhem-se ossos da cabeça e alguns ossos de onde já se retirou a carne para fazer chouriços.
MLM
Temos 329 visitantes e 0 membros em linha