(BEIRA BAIXA - Oleiros)
Para 10 pessoas:
1,5 Kg de carne de chibato ou carneiro, 300grs de presunto gordo e magro, 1 chouriça magra.
Parte-se tudo isto aos bocados muito miudinhos.
Em seguida deita-se sal, dois dentes de alho também aos bocadinhos e um copo de vinho branco. Além disto junta-se também um grande ramo de salsa e hortelã picada e fica tudo dum dia para o outro.
Aproveita-se o estômago do chibato ou carneiro (convém que seja grande), lava-se pela-se muito bem em água a ferver, depois corta-se e fazem-se umas bolsas que se enchem com o recheio acima mencionado, mas só depois de lhe ter misturado 1 Kg de arroz cru e dois decilitros de azeite.
Antes de se encherem as bolsas (que em seguida se cosem com linha fina e ponto de luva para não entrar água dentro), mexe-se muito bem para o arroz se misturar com a carne.
A parte crespa do estômago é que fica para fora. Cozem-se numa panela com bastante água tendo o cuidado de também deitar um pouco de sal na água.
Vai-se espetando o garfo para saber quando estão cozidas. Por fim retiram-se da panela, metem-se numa assadeira bem untados de azeite e vão ao forno bem quente a tostar.
Servem-se depois cortados às fatias.
Obs: O arroz deve ficar solto depois de pronto a as bolsas não se devem encher demais, deixando alguma folga para não rebentarem.
Acompanha com salada de alface ou de tomate ou misturados.
Temos 86 visitantes e 0 membros em linha