(Para 8 pessoas)
1 Bucho de porco; arroz; 6 rodelas de salpicão minhoto; 1 cebola pequena; 1 dl de azeite; limão; pingue; vinha d’alhos; (vinho branco, louro, salsa, pimenta e alhos), farinha de milho.
Toma-se o bucho de porco bem fresco e tempera-se (esfrega-se) por fora e por dentro com bastante sal grosso.
Três ou quatro dias depois tira-se o sal e deixa-se em água durante cerca de 12 horas.
Limpa-se o bucho e retira-se-lhe a película que existe no interior.
Esfrega-se com sal e limão por dentro e por fora e deixa-se durante uma noite em vinha d’alhos. Depois envolve-se em farinha de milho e volta-se do avesso, cose-se com uma agulha e linha qualquer rasgão ou abertura deixando apenas 10 cm de abertura para rechear e volta-se do direito.
Faz-se um estrugido com a cebola e o azeite. Quando a cebola estiver loura, estala-se com água fria que se acrescenta até 1 dl.
Em seguida junta-se o arroz (cerca de uma quarta parte da capacidade do bucho), as rodelas de salpicão em quartos e sal. Recheia-se o bucho com o preparado e cose-se o resto da abertura, deixando um pouco de linha comprida. Mete-se o bucho numa panela com água a ferver deixando de fora a ponta da linha.
Deixa-se cozer durante duas a três horas conforme a idade do porco. De vez em quando retira-se o bucho da água segurando-o pela ponta da linha e pica-se com um garfo aqui e ali para não rebentar. Depois de cozido aloura-se em pingue de porco.
Corta-se em fatias e serve-se bem quente.
MLM
Temos 540 visitantes e 0 membros em linha