CONSTANÇA AFONSO PEREIRA ALVES
VALADARES DO MINHO
Componentes:
Fígado de porco
Bofes de porco
500 gr. de coração de porco
Guelra de porco (goela)
Sangue de porco cozido
250 gr. de galinha gorda
250 gr. de carne de vaca
1 Osso de porco (muito curado)
2 Tigelas de farinha de milho, peneirada
Cominhos, sal e água q.b.
Modo de preparação:
Põe-se ao lume uma panela com água e um pedaço de galinha gorda, carne de vaca, um bocado de fígado de porco, bofes, coração, guelra e um osso de porco que já seja muito antigo, mesmo velho, isto é, que seja bem curado, para traçar o frescal das outras carnes.
Tempera-se com sal e deixa-se cozer durante muito tempo, até que a galinha se desfaça. Tiram-se depois as carnes da panela e junta-se-lhe a farinha de milho, que foi previamente peneirada e faz-se uma papa, não muito espessa, porque depois de ferver engrossa.
Esmaga-se com a mão o sangue de porco já cozido e um bocado de fígado do que se cozeu com as carnes e junta-se à papa que está na panela, com um pouco de cominhos, deixando cozer. Logo que a farinha esteja cozida serve-se as papas em tigelas, polvilhadas com mais cominhos.
As quantidades, todas elas são facultativas, o que é imprescindível para umas papas de sarrabulho “Boas” com B grande, é que levem todos estes ingredientes.
Também a farinha é facultativa. Há quem goste de papas grossas (então levam mais farinha) e há quem goste de mais finas (então levam menos farinha).
*Farinha de milho
MLM
Temos 102 visitantes e 0 membros em linha