(PARA 12 PESSOAS)
1 Peru; 2 limões; 6 folhas de louro; 250 g de banha de porco; 300 g de manteiga ou margarina; 250 g de presunto ou toucinho entremeado; colorau; sal, pimenta e pimenta em grão.
Recheio: 500 g de perna de vitela; 500 g de febra de porco; 6 a 8 bolacha maria; 3 ovos; 100 g de presunto; sangue cozido; sal e pimenta.
Mata-se o peru como habitualmente, dando-se-lhe ou não aguardente. Depena-se em seco, limpa-se bem e esvazia-se o papo por cima sem se cortar. Quebram-se as juntas das asas enquanto quente, para depois se dar o jeito que se entender; tiram-se os tendões das pernas para ficarem mais tenras.
Em seguida mete-se o peru num alguidar e cobre-se completamente de água. Tempera-se a água com sal, pimenta em grão, as folhas de louro e o limão às rodelas. Deixa-se de molho durante 24 horas.
De véspera ou de manhã cedo retira-se o peru do alguidar e pendura-se para escorrer bem.
Entretanto prepara-se o recheio; passa-se as carnes e as bolachas pela máquina, junta-se-lhe os ovos. Tempera-se e mistura-se tudo muito bem. Em seguida enche-se o papo juntando de vez em quando pedacinhos do sangue do peru previamente cozido e coze-se com agulha e linha. Unta-se o peru muito bem com a banha, a manteiga, um pouco de pimenta, colorau e um pouco de sal, previamente misturados. Envolve-se o peru com as tiras de toucinho ou presunto e em seguida embrulha-se muito bem em duas folhas grandes de papel vegetal. Atam-se as extremidades com fio forte. Leva-se ao forno a assar lentamente durante algumas horas. Quando o papel estiver bem louro vira-se.
Antes de servir, retira-se o papel e leva-se o peru novamente ao forno para alourar.
MLM
Temos 116 visitantes e 0 membros em linha