FILOMENA J. CUSTÓDIO
SANTARÉM
Faz-se um refogado com uma cebola grande, bastante azeite e um pouco de margarina. Antes desfaz-se à mão uma posta de bacalhau remolhado de 250g, de maneira a ficar em lasas e junta-se à cebola que deve ficar um pouco loura. Deixa-se ferver um bocadinho (pode-se juntar uns pinguinhos de água para amolecer o bacalhau) e juntar tudo com uma colher de pau. Em estando refogado tira-se o tacho do lume e misturam-se rapidamente, 2 colheres de chá de colorau doce.
À parte numa, faz-se um creme com uma colher bem cheia de farinha (colher de sopa), outra de manteiga, 2 gemas e um pouco de sumo de limão, um pouco de pimenta e noz-moscada, querendo. Mexe-se tudo muito bem e vai-se deitando a pouco, e pouco, meio litro de leite, até a mistura estar bem feita.
Deita-se depois este creme para dentro do tacho que tem o bacalhau. Mexe-se muito bem e vai ao lume, muito brando, sempre a mexer até engrossar e ferver.
Se por acaso não for logo servido e esperar muito tempo para sê-lo, pode deitar-se depois um pouco de leite para não ficar rijo, levando-se novamente ao lume a ferver. É raro no entanto precisar de leite.
MODO DE SERVIR A TRAVESSA
Deita-se o creme do bacalhau numa travessa ou prato de vidro. À roda desta apenas batatas cozidas que foi passada pelo passe-vite na hora de servir, dando deste modo um lindo e apetitoso aspeto ao prato do bacalhau.
Querendo pode enfeitar-se a batata com o próprio bacalhau ou com rabanetes abertos em flor ou azeitonas.
MLM
Temos 119 visitantes e 0 membros em linha