Para uma dúzia de ovos 250g de açúcar. Põe-se o açúcar em ponto brando, metade dos ovos são para os fios e a outra metade são para a espécie. Aquecem-se ligeiramente os ovos e separam-se as gemas para um passador por causa das membranas. Quando o açúcar está no ponto, deitam-se a pouco, e pouco as gemas com um funil, movendo-se este em volta do tacho para que os fios se enrolem em meada. Há medida que se vão cozendo, tiram-se com uma espumadeira, para uma travessa. O açúcar só deve ferver no meio e para manter o ponto constante deita-se um bocadinho de água antes de tirar a meada.
Depois dos fios feitos, deixam-se arrefecer, espremem-se um pouco e abrem-se (separam-se)..
Para a Espécie: Deixa-se o açúcar ganhar mais ponto até quase chegar ao ponto de cabelo e juntam-se-lhe o resto das gemas batidas e coze até fazer estrada.
Para fazer a espécie, chamada Sopas, deixa-se também chegar o açúcar quase ao ponto de cabelo, juntam-se as gemas e a terça parte das claras, batidas tudo junto, coze até fazer estrada. Fora do lume deita-se-lhe canela e enfeita-se por cima com os fios dos ovos.
MLM
Temos 400 visitantes e 0 membros em linha