TRÁS-OS-MONTES
Para 4 pessoas
1 Kg de favas frescas com a casca ou 1 tigela de favas secas (3 dl), 4 batatas; 80 g de arroz; 4 colheres de sopa de azeite; 200g de presunto; hortelã; sal.
Põem-se as favas de molho de véspera. Levam-se ao lume todos os ingredientes com cerca de 5 litros de água e deixa-se cozer. Depois de cozidas, passam-se as favas e as batatas pelo passador e voltam a introduzir-se na panela. Retifica-se o paladar e serve-se com hortelã, podendo contudo dispensar-se esta erva.
O presunto reserva-se para outro cozinhado.
De véspera, pondes as favas de molho em água fria. Deite todos os ingredientes numa panela e cubra-os ligeiramente com água e leve ao lume até as favas e as batatas começarem a desfazer-se. Retire o presunto e passe a sopa por um passador ou bata-a com a varinha. Leve novamente ao lume e retifique o tempero a quantidade de líquido e junte a hortelã.
Há quem prefira juntar o arroz à sopa já passada, ficando os grãos inteiros. O presunto reserva-se para outro cozinhado.
Nota: Para secar as favas e guardar para o Inverno, descasque-as, retira-se-lhes a segunda pele e ponha-as a secar em local seco e arejado cobertas com um pano fino ou uma gaze e guardam-se em sacos de pano.
Há quem prefira juntar o arroz à sopa já passada, ficando os grãos inteiros. O presunto reserva-se para outro cozinhado.
MLM
Temos 204 visitantes e 0 membros em linha