MARIA ANGELA MEIRINHOS
ALTO DOURO/ALIJÓ
TRÁS-OS-MONTES
Arranja-se um leitão com a idade de 1 mês ou mais alguns dias que seja gordo (pois é o essencial dele ficar bom e saboroso).
Mata-se o leitão e limpa-se dos pelos da seguinte maneira.
Polvilha-se o leitão com pês loiro que deve estar em pó estando ele na banca e depois com água a ferver vai-se deitando por cima com um pano grosso, esfrega-se e sai assim o pelo. Depois do bicho todo limpo, abre-se, tira-se-lhe o intestino e os miúdos. A seguir mete-se num alguidar com água bem salgada e fica nesta água até ao dia seguinte.
Com os miúdos prepara-se um recheio da seguinte maneira: picam-se os miúdos e refogam-se com bastante azeite juntando-lhe um pouco de presunto ou chouriço de carne de porco. Depois parte-se numa caçarola um pouco de trigo ou sejam 5 muletas carcaças), conforme a forma que deem ao trigo, juntando-lhe 6 ou 7 ovos e um pouco de salsa picada, azeitonas a gosto.
Depois de tudo isto amolecido, junta-se-lhe o refogado que se fez com os miúdos e carnes diversas e mete-se na barriga do bicho e cose-se com uma agulha. Antes de ir ao forno esfrega-se bem novamente por fora, com banha ou pingue, mas que seja fresco e bem untado das patas à cabeça.
Coloca-se em cima de uma grelha e esta em cima de um tabuleiro e rega-se ainda com um pouco de azeite fino, um pouquinho de sal e água. Depois vai assando lentamente e vai-se regando com o molho que cai no tabuleiro. Com agulha ou garfo vai-se verificando se ele assa e em estando bastante tostado deve estar pronto.
*Muletas – (são papo secos)
MLM
Temos 180 visitantes e 0 membros em linha