MARIA FERNANDA PIMENTEL SEARA
DAS NEVES CARNEIRO
CARAMULO
(RIO TORTO)
3 Kg de farinha de trigo
250g de massa de pão (papo-seco)
50g de fermento francês (fermento de padeiro)
12 ou 14 ovos
125g de manteiga
Carnes:
Uma ave (galinha, pato …)
Toucinho
Chouriço
Presunto
Salpicão
Etc.
Modo de fazer:
Com a ave faz-se uma canja muito apurada e que deve ficar bastante salgada. Põe-se a farinha numa panela funda e no meio faz-se uma cova onde se põe a massa de pão e o fermento e em seguida deita-se um pouco de canja morna e a manteiga, desfazendo-se muito bem o fermento; em estando desfeito, vai-se deitando o resto da canja e os ovos, batendo sempre bem a massa, até fazer bolhas, não devendo a massa, ficar dura, nem mole demais.
As carnes devem estar partidas em tiras muito finas, menos a ave que é partida aos bocados.
Faz-se o folar da seguinte maneira:
Parte-se um bocado de massa que se põe numa tábua polvilhada de farinha e dá-se-lhe com o rolo a forma de forma, pondo-se por cima deste, parte das carnes, espalhando-se também ramos de salsa. Sobre isto, aplica-se nova camada de massa, mais fina do que a primeira e outra de carnes, devem ser a última camada de massa.
Ajeitam-se as partes laterais do folar de forma a disfarçar as fendas e mete-se numa forma de folha, bem funda, previamente untada de forma que a parte de baixo fique para cima deixando levedar umas horas. Logo que a massa faça fios e a forma esteja cheia pode ir ao forno.
Quando está meio cozido, querendo, pinta-se a parte de cima do folar com gemas ou manteiga derretida, ficando mais gostoso e bonito.
MLM
Temos 112 visitantes e 0 membros em linha