REGINA MANUELA V. PINTO DO COUTO
ESPINHO
500g de farinha – 250g de manteiga – 6 ovos –50g de fermento de padeiro – leite – pingue – água e sal q.b. – presunto q.b. – salpicão q.b..
Põe-se a farinha num alguidar formando uma cova, no meio da qual se coloca o fermento que se vai desfazendo com um pouco de farinha.
Junta-se-lhe em seguida a pouco, e pouco o leite morno a manteiga bastante mole, mas não derretida, o pingue, o sal e por fim a água também morna e à medida que for precisa para se trabalhar a massa. Esta não deverá ficar muito dura. Vai-se amassando e juntando os ovos uma a um até a massa fazer bolhas e despegar do alguidar. Cobre-se depois esta com um cobertor de lã e deixa-se levedar em sítio quente durante 2 a 3 horas.
Entretanto prepara-se o presunto cortando-o em fatias, melhor tiras compridas e o salpicão às rodelas e sem pele. Se o presunto for muito salgado deve pôr-se de molho durante 1 hora aproximadamente.
Quando a massa estiver levedada, unta-se um tabuleiro com azeite e estende-se no fundo uma porção de massa da espessura de 0,5 cm e cobrindo todo o fundo. Coloca-se sobre esta massa a carne em tiras e o salpicão cobrindo com outra porção de massa, sobre a qual se estende outra camada de carne finalmente com a massa. Compõe-se a bola fazem-se por cima uns feitios com um garfo e leva-se ao forno bem quente a cozer.
MLM
Temos 205 visitantes e 0 membros em linha