TRÁS-OS-MONTES
“Milhos” é um dos pratos mais típicos e básicos da alimentação transmontana. Chama-se “milhos” ao milho moído finamente mas não em farinha. Podem comprar-se no comércio ou mandar-se moer a qualquer moinho.
Os milhos cozinham-se como o arroz e geralmente 1 Kg de milhos, dá para 7 ou 8 pessoas.
Para 7 ou 8 pessoas:
1 Kg de milhos; 1,5 dl de azeite; 1 cebola; sal
Deitam-se os milhos num recipiente e cobrem-se de água. Retiram-se as cascas que vêm de cima. Escorrem-se e guara-se esta água para cozer os milhos. Cobrem-se os milhos novamente com água e mexem-se com a mão, de modo a ajudar a libertação das cascas. Voltam a retirar-se as cascas e muda-se a água tantas vezes quantas forem necessárias para que o milho fique completamente limpo de cascas.
Escorre-se. Num tacho aloura-se a cebola picada com o azeite. Junta-se a água para cozer os milhos, tempera-se com sal e deixa-se ferver para apurar. Por fim adicionam-se os milhos e deixam-se cozer mexendo sempre para evitar que se colem e ganhem grumos.
Tal como o arroz, os milhos podem levar espigos (grelos de couve) ou grelos de nabo, Neste caso os grelos juntam-se à cebola e juntam-se refogar um pouco.
MLM
Temos 74 visitantes e 0 membros em linha